Pular para o conteúdo principal

Pier de São Francisco

      Píer de São Francisco do Croará
 

 
     Da Praia de Olaria, continuando em direção a Praia de São Francisco, pega-se a Rua Walter Ferreira até a Rua das Flores (uma antes à direita da Praça de São Francisco), seguindo cerca de 300 metros, até alcançar o Píer de São Francisco do Croará.
     O atrativo foi construído sobre uma antiga embarcação por causa da grande quantidade de lodo existente na área. Após fixar-se, em seu interior foi colocada de maneira arrumada grande quantidade de pedras, modulando todo seu casco. À medida que as pedras foram sendo colocadas o barco afundava no terreno lamacento até alcançar uma base sólida, formando assim um pequeno porto. Os anos passaram, e com o crescimento do local e a vinda do antigo cassino, instalado nas proximidades, foi necessário a construção de um maior. O antigo píer não foi abandonado e serve até hoje como sustentáculo da primeira coluna do atual.
     Do Píer de São Francisco pode-se observar a Capela de São Francisco do Croará, e em minutos alcançá-la. Inaugurada em 1745, a edificação está localizada em posição de dominância sobre um belíssimo platô, cercada de vegetação abundante e graciosa vista do horizontal dos manguezais, do mar, da Baía de Guanabara e suas ilhas, do Rio de Janeiro e o verde da Serra dos Órgãos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTAÇÃO GUIA DE PACOBAÍBA -PORTO DA ESTRELA, NO "FUNDO" DA BAÍA DE GUANABARA

                                  ESTAÇÃO DE GUIA DE PACOBAÍBA -                  O PORTO ESTRELA:         Na foto de Migdon Alexandre a Locomotiva 51 estacionada em Guia de Pacobaíba. Hoje a 51 se encontra totalmente restaurada num belíssimo trabalho realizado pela equipe da ABPF-PN - "Movimento Além nos Trilhos", de   Porto Novo-MG. Belíssimo registro fotográfico da integração barca-trem. No belíssimo e valioso registro fotográfico de Oto Luiz Vieira, o antigo píer/plataforma da Estação de Guia de Pacobaíba nos dias atuais. E a história vai se perdendo... Na foto vemos o novo píer de aço e o desembarque de passageiros do trem. Trilhos em direção ao mar, vendo-se ao fundo o que sobrou do píer/plataforma, em um dos mais recentes registros fotográficos, por Oto Luiz Vieira. Registro fotográfico do Lançamento da Pedra Fundamental. O principal objetivo desta página era resgatar e preservar uma das mais importantes passagens da hist

ANTIGO CASTELO DO PAIOL DE PÓLVORA E MUNIÇÃO QUE FOI USADO NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL A FAMOSA GUERRA DO PARAGUAI

A construção do velho Paiol situa-se no alto de pequena elevação, em posição de dominância do Rio Estrela e de área plana em Guia de Pacobaíba (Mauá).      Em 1826, o governo comprou um terreno próximo ao Porto Estrela, à margem do Rio do mesmo nome, no lugar chamado Calundú.      De planta regular, de aproximadamente 370m, em alvenaria de pedra, apresenta um único acesso, a meio de sua fachada de maior dimensão, encimado por um óculo, que se repete as fachadas laterais. Internamente há indícios de que havia um segundo pavimento.     O velho Paiol participou da Guerra do Paraguai estando em vigília, ás margens do Rio Estrela desde o século passado guardando armamentos e munições para que nossos heróis defendessem nossa soberania. Nele lutaram Tamandaré e seus comandados, Marcílio Dias, que perdeu um braço e retornou a luta.     Hoje o velho Paiol guarda apenas recordações de um passado distante... Situação e Ambiência      A construção situa-se no alto de pequena e

GUIA DE PACOBAÍBA PRAIA DE MAUÁ RJ 5°DISTRITO (MAUÁ-MAGÉ RJ)

GUIA DE PACOBAÍBA A ocupação da orla da  Baía de Guanabara issoa  no município de Magé iniciou-se com as primeiras  sesmarias  que datam ainda no  século XVI . Já em meados do  século XVII  foram construídas as primeiras igrejas-matrizes das freguesias de Magé, Suruí e Guia de Pacobaíba [ carece de fontes ] . No  século XVIII  elas foram reconstruídas, assim como suas capelas filiais, em torno dos quais se agruparam arruamentos. As igrejas e capelas, construídas de uma forma equidistante, constituíam uma rede. Posteriormente, a abertura das primeiras  estradas de ferro  vieram conferir novamente animação urbana na orla da baía , preservando sua função de elo entre a  cidade do Rio de Janeiro  e a  região serrana .                                            E STAÇÃO DE GUIA DE PACOBAÍBA       fonte do vídeo (youtube)                                           | HISTORICO DA LINHA: Em 1854, Irineu Evangelista de Souza inaugurou a primeira ferrovia