Pular para o conteúdo principal

Crânio índigina encontrado em Barão de Iriri

        


Foto de crânio indígena encontrado sítio arqueológico de índios Tupinambás em Barão de Iriri, Magé.


Em 1973 foi feita a descoberta, por Mendonça de Souza, de um sítio arqueológico de índios tupinambás em Barão de Iriri, Magé.


Em março de 1985 deu-se o estudo e análise dos ossos encontrados no sítio de Barão de Iriri, sobre a orientação da professora Sheila Maria Ferraz.


Foram encontrados no sítio arqueológico tupinambá quase 2 mil fragmentos de ossos indígenas, de 44 índios identificados, sendo 4 de crianças.


Além dos ossos, foram encontrados vários fragmentos de cerâmicas, que mostra a capacidade cultural dos índios brasileiros. Os índios tupinambás cultivam a mandioca, o feijão, o milho, o amendoim, o tabaco, a pimenta, a banana, o caju, o mamão entre outras variedades de alimentos e frutas. Plantavam e teciam o algodão, com que faziam suas redes. Também fabricavam cestos de cipó, vasos de barro, flautas de bambu, machados de tartaruga e agulhas de espinha de peixe.


Os índios viviam em suas aldeias ou tabas. No centro das tabas ficava a praça ou ocara, onde eram realizados os encontros da tribo, e seus cemitérios ficavam próximos às suas tabas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTAÇÃO GUIA DE PACOBAÍBA -PORTO DA ESTRELA, NO "FUNDO" DA BAÍA DE GUANABARA

                                  ESTAÇÃO DE GUIA DE PACOBAÍBA -                  O PORTO ESTRELA:         Na foto de Migdon Alexandre a Locomotiva 51 estacionada em Guia de Pacobaíba. Hoje a 51 se encontra totalmente restaurada num belíssimo trabalho realizado pela equipe da ABPF-PN - "Movimento Além nos Trilhos", de   Porto Novo-MG. Belíssimo registro fotográfico da integração barca-trem. No belíssimo e valioso registro fotográfico de Oto Luiz Vieira, o antigo píer/plataforma da Estação de Guia de Pacobaíba nos dias atuais. E a história vai se perdendo... Na foto vemos o novo píer de aço e o desembarque de passageiros do trem. Trilhos em direção ao mar, vendo-se ao fundo o que sobrou do píer/plataforma, em um dos mais recentes registros fotográficos, por Oto Luiz Vieira. Registro fotográfico do Lançamento da Pedra Fundamental. O principal objetivo desta página era resgatar e preservar uma das mais importantes passagens da hist

ANTIGO CASTELO DO PAIOL DE PÓLVORA E MUNIÇÃO QUE FOI USADO NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL A FAMOSA GUERRA DO PARAGUAI

A construção do velho Paiol situa-se no alto de pequena elevação, em posição de dominância do Rio Estrela e de área plana em Guia de Pacobaíba (Mauá).      Em 1826, o governo comprou um terreno próximo ao Porto Estrela, à margem do Rio do mesmo nome, no lugar chamado Calundú.      De planta regular, de aproximadamente 370m, em alvenaria de pedra, apresenta um único acesso, a meio de sua fachada de maior dimensão, encimado por um óculo, que se repete as fachadas laterais. Internamente há indícios de que havia um segundo pavimento.     O velho Paiol participou da Guerra do Paraguai estando em vigília, ás margens do Rio Estrela desde o século passado guardando armamentos e munições para que nossos heróis defendessem nossa soberania. Nele lutaram Tamandaré e seus comandados, Marcílio Dias, que perdeu um braço e retornou a luta.     Hoje o velho Paiol guarda apenas recordações de um passado distante... Situação e Ambiência      A construção situa-se no alto de pequena e

GUIA DE PACOBAÍBA PRAIA DE MAUÁ RJ 5°DISTRITO (MAUÁ-MAGÉ RJ)

GUIA DE PACOBAÍBA A ocupação da orla da  Baía de Guanabara issoa  no município de Magé iniciou-se com as primeiras  sesmarias  que datam ainda no  século XVI . Já em meados do  século XVII  foram construídas as primeiras igrejas-matrizes das freguesias de Magé, Suruí e Guia de Pacobaíba [ carece de fontes ] . No  século XVIII  elas foram reconstruídas, assim como suas capelas filiais, em torno dos quais se agruparam arruamentos. As igrejas e capelas, construídas de uma forma equidistante, constituíam uma rede. Posteriormente, a abertura das primeiras  estradas de ferro  vieram conferir novamente animação urbana na orla da baía , preservando sua função de elo entre a  cidade do Rio de Janeiro  e a  região serrana .                                            E STAÇÃO DE GUIA DE PACOBAÍBA       fonte do vídeo (youtube)                                           | HISTORICO DA LINHA: Em 1854, Irineu Evangelista de Souza inaugurou a primeira ferrovia