Pular para o conteúdo principal

(EXPEDIÇÃO EF MAUÁ) GUIA DE PACOBAÍBA

      



       Video da expedição, ainda pelo grupo TVGBR,
       pelo trecho da antiga EF Mauá, entre as estações
       de Guia de Pacobaíba e Piabetá, no dia 01 de maio
       de 2011.


                       Expedição parte 1

                       Expedição parte 2

                       Expedição parte 3

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GUIA DE PACOBAÍBA PRAIA DE MAUÁ RJ 5°DISTRITO (MAUÁ-MAGÉ RJ)

GUIA DE PACOBAÍBA A ocupação da orla da  Baía de Guanabara issoa  no município de Magé iniciou-se com as primeiras  sesmarias  que datam ainda no  século XVI . Já em meados do  século XVII  foram construídas as primeiras igrejas-matrizes das freguesias de Magé, Suruí e Guia de Pacobaíba [ carece de fontes ] . No  século XVIII  elas foram reconstruídas, assim como suas capelas filiais, em torno dos quais se agruparam arruamentos. As igrejas e capelas, construídas de uma forma equidistante, constituíam uma rede. Posteriormente, a abertura das primeiras  estradas de ferro  vieram conferir novamente animação urbana na orla da baía , preservando sua função de elo entre a  cidade do Rio de Janeiro  e a  região serrana .                                            E STAÇÃO DE GUIA DE PA...

HISTÓRIA DE MAGÉ RJ

                            SOBRE MAGÉ  História Em 1565, Simão da Mota recebeu a doação de uma sesmaria localizada no morro da Piedade, a poucos quilômetros do local onde atualmente está localizada a sede municipal de Magé, e aí construiu sua moradia e começou a exploração dessas terras que eram originariamente habitadas por índios da tribo Timbiras. Alguns anos mais tarde, por volta de 1643 surgiram outras localidades nas proximidades. Entre elas citamos a Pacobaíba, mais tarde denominada Nossa Senhora da Guia de Pacobaíba e a Guia de Pacobaíba. Graças aos esforços dos colonizadores, à contribuição do trabalho escravo e, ainda, à fertilidade do seu solo, as localidades gozaram de invejável situação no período colonial. A importância do Município durante o Segundo Império era grande. Para avaliá-la basta observar que em suas terras foi construída a primeira estrada de ferro da América do Sul, inaugurada a 30 de ...

A HISTÓRIA DA ESTRADA DE FERRO MAUÁ

História da Estrada de Ferro Mauá     A Estrada de Ferro Mauá, oficialmente denominada Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, foi a primeira ferrovia a ser estabelecida no Brasil. Foi inaugurada em 30 de abril de 1854 em seu trecho inicial, ligando o Porto de Mauá a Fragoso, no Rio de Janeiro, num trecho de 14,5 km. Foi construída pelo empreendedor brasileiro Irineu Evangelista de Sousa, o visconde de Mauá. O trecho ferroviário seguia da estação de Guia de Pacobaíba (A estação recebeu esse nome após ser arrendada pela EF Príncipe do Grão Pará), no atual município de Magé, até Fragoso, localidade de Inhomirim. A extensão até Raiz da Serra (Vila Inhomirim) se deu em 1856, onde se iniciaria a subida por cremalheira para Petrópolis, e Areal, somente 30 anos mais tarde. Por volta da década de 60 o tráfego entre Pacobaíba e Piabetá foi suprimido. Entretanto, ainda resta um pequeno trecho da primeira ferrovia do Brasil com tráfego de t...