Pular para o conteúdo principal

ANTIGO CASTELO DO PAIOL DE PÓLVORA E MUNIÇÃO QUE FOI USADO NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL A FAMOSA GUERRA DO PARAGUAI

A construção do velho Paiol situa-se no alto de pequena elevação, em posição de dominância do Rio Estrela e de área plana em Guia de Pacobaíba (Mauá).
     Em 1826, o governo comprou um terreno próximo ao Porto Estrela, à margem do Rio do mesmo nome, no lugar chamado Calundú.
     De planta regular, de aproximadamente 370m, em alvenaria de pedra, apresenta um único acesso, a meio de sua fachada de maior dimensão, encimado por um óculo, que se repete as fachadas laterais. Internamente há indícios de que havia um segundo pavimento.
    O velho Paiol participou da Guerra do Paraguai estando em vigília, ás margens do Rio Estrela desde o século passado guardando armamentos e munições para que nossos heróis defendessem nossa soberania. Nele lutaram Tamandaré e seus comandados, Marcílio Dias, que perdeu um braço e retornou a luta.
    Hoje o velho Paiol guarda apenas recordações de um passado distante...





Situação e Ambiência
     A construção situa-se no alto de pequena elevação, em posição de dominância do Rio Estrela e da área plana. 
Descrição
     Construção de planta retangular, de aproximadamente 370m, em alvenaria de pedra. Apresenta um único acesso, a meio de sua fachada de maior dimensão, encimado por um óculo, que se repete nas fachadas laterais. Os cunhais, bem marcados, e de duas pilastras entaladas modelam as fachadas mais longas. A primitiva cobertura, provavelmente em 4 águas, apoiava-se em fortes cimalhas, ainda existentes. Internamente, há indícios de que havia um segundo pavimento.
Histórico
     Em 1826 o governo comprou um terreno próximo ao Porto Estrela, à margem do rio Estrela, no lugar chamado Calundu. Lá foi construído estrategicamente o Paiol de pólvora.





 Editado por: Samuel Victor Moren 


Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu achei esse assunto muito interessante, parabéns pra todos vcs que fizeram esse blog...

    ResponderExcluir
  3. Eu achei esse assunto muito interessante, parabéns pra todos vcs que fizeram esse blog...

    ResponderExcluir
  4. Que legal. Conhecer nossa história

    ResponderExcluir
  5. Que legal. Conhecer nossa história

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ESTAÇÃO GUIA DE PACOBAÍBA -PORTO DA ESTRELA, NO "FUNDO" DA BAÍA DE GUANABARA

                                  ESTAÇÃO DE GUIA DE PACOBAÍBA -                  O PORTO ESTRELA:         Na foto de Migdon Alexandre a Locomotiva 51 estacionada em Guia de Pacobaíba. Hoje a 51 se encontra totalmente restaurada num belíssimo trabalho realizado pela equipe da ABPF-PN - "Movimento Além nos Trilhos", de   Porto Novo-MG. Belíssimo registro fotográfico da integração barca-trem. No belíssimo e valioso registro fotográfico de Oto Luiz Vieira, o antigo píer/plataforma da Estação de Guia de Pacobaíba nos dias atuais. E a história vai se perdendo... Na foto vemos o novo píer de aço e o desembarque de passageiros do trem. Trilhos em direção ao mar, vendo-se ao fundo o que sobrou do píer/plataforma, em um dos mais recentes registros fotográficos, por Oto Luiz Vieira. Registro fotográfico do Lançamento da Pedra Fundamental. O principal objetivo desta página era resgatar e preservar uma das mais importantes passagens da hist

GUIA DE PACOBAÍBA PRAIA DE MAUÁ RJ 5°DISTRITO (MAUÁ-MAGÉ RJ)

GUIA DE PACOBAÍBA A ocupação da orla da  Baía de Guanabara issoa  no município de Magé iniciou-se com as primeiras  sesmarias  que datam ainda no  século XVI . Já em meados do  século XVII  foram construídas as primeiras igrejas-matrizes das freguesias de Magé, Suruí e Guia de Pacobaíba [ carece de fontes ] . No  século XVIII  elas foram reconstruídas, assim como suas capelas filiais, em torno dos quais se agruparam arruamentos. As igrejas e capelas, construídas de uma forma equidistante, constituíam uma rede. Posteriormente, a abertura das primeiras  estradas de ferro  vieram conferir novamente animação urbana na orla da baía , preservando sua função de elo entre a  cidade do Rio de Janeiro  e a  região serrana .                                            E STAÇÃO DE GUIA DE PACOBAÍBA       fonte do vídeo (youtube)                                           | HISTORICO DA LINHA: Em 1854, Irineu Evangelista de Souza inaugurou a primeira ferrovia