Pular para o conteúdo principal

CONHEÇA GUIA DE PACOBAÍBA E SUAS BELEZAS



Quer recarregar suas baterias, voltar para casa cheio (a) de disposição e com certeza que a paz ainda existe? Venha desfrutar da mais completa harmonia em Guia de Pacobaíba, também conhecida por Mauá (5o Distrito de Magé), que fica pertinho do Rio de Janeiro, a pouco mais de 40 minutos de viagem.




     Foi lá, que pela primeira vez o solo da Pátria, sentiu o rodar de uma locomotiva, em 30 de abril de 1854, o marco zero da viação ferroviária no Brasil. Obra realizada por Irineu Evangelista de Souza, Barão e Visconde de Mauá.




     Existe também a Guia de Pacobaíba dos religiosos. Por concentrar um grande número de igrejas centenárias, como a de Nossa Senhora da Guia, construída em 1640, possuidora de uma arquitetura de tradição religiosa ibérica que pode ser melhor compreendida como herança das fazendas rurais fluminenses dos séculos XVII e XIX. A capela de Nossa Senhora dos Remédios construída em 1740, durante a ocupação da orla da Baía de Guanabara, marcando o sentido vertical de sua arquitetura, a nave (única) coro, capela mor, sacristia e torre sineira, não fogem as características das capelas da região. A capela de São Francisco do Croará, datada de 1745, situada em uma pequena elevação, com a frente voltada para o litoral da Baía, na localidade de São Francisco, ainda conserva alguns sinais originais (apesar de modificados), sobressaindo suas silhuetas a grande distância na paisagem horizontal dos manguezais.









     Pacobaíba, por sua costa de mar aberto poderá, se transformar no rosto de Magé. De lá, é possível visualizar com clareza e nitidez o Corcovado, o Pão de Açúcar, a Ponte Rio Niterói, e várias ilhas famosas como Paquetá, Governador e etc..., o Dedo de Deus, a Serra da Estrela e tantas outras belezas que só mesmo Deus poderia criar.



     Prédios construídos no final do século passado e no início desse ainda resistem à ação do tempo e podem ainda serem admirados. Outros como o antigo Paiol, construído no século XIV, infelizmente em ruínas, também fazem parte do acervo local e deve ser visitado.

     Mauá, no futuro próximo, poderá ser um pólo turístico importantíssimo na região, pois o quinto distrito é um verdadeiro Museu a céu aberto, onde predomina a História e monumentos. Com seus dias claros proporcionando aos amantes do sol e do verão, momentos inesquecíveis, o distrito apaixona a quem o visita pela primeira vez, ficando perpetuado no coração do turista. Suas praias, a vista do Rio, o vôo tranqüilo das gaivotas, a labuta do experiente pescador, seus restaurantes e bares, a hospitalidade da população local e tantas coisas difíceis de serem enumeradas que só visitando o pacato local é que se pode ter uma idéia exata da paz, da tranqüilidade e tantas coisas que somente Deus poderia ter criado.


 

                 Editado: por ruan nascimento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTAÇÃO GUIA DE PACOBAÍBA -PORTO DA ESTRELA, NO "FUNDO" DA BAÍA DE GUANABARA

                                  ESTAÇÃO DE GUIA DE PACOBAÍBA -                  O PORTO ESTRELA:         Na foto de Migdon Alexandre a Locomotiva 51 estacionada em Guia de Pacobaíba. Hoje a 51 se encontra totalmente restaurada num belíssimo trabalho realizado pela equipe da ABPF-PN - "Movimento Além nos Trilhos", de   Porto Novo-MG. Belíssimo registro fotográfico da integração barca-trem. No belíssimo e valioso registro fotográfico de Oto Luiz Vieira, o antigo píer/plataforma da Estação de Guia de Pacobaíba nos dias atuais. E a história vai se perdendo... Na foto vemos o novo píer de aço e o desembarque de passageiros do trem. Trilhos em direção ao mar, vendo-se ao fundo o que sobrou do píer/plataforma, em um dos mais recentes registros fotográficos, por Oto Luiz Vieira. Registro fotográfico do Lançamento da Pedra Fundamental. O principal objetivo desta página era resgatar e preservar uma das mais importantes passagens da hist

ANTIGO CASTELO DO PAIOL DE PÓLVORA E MUNIÇÃO QUE FOI USADO NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL A FAMOSA GUERRA DO PARAGUAI

A construção do velho Paiol situa-se no alto de pequena elevação, em posição de dominância do Rio Estrela e de área plana em Guia de Pacobaíba (Mauá).      Em 1826, o governo comprou um terreno próximo ao Porto Estrela, à margem do Rio do mesmo nome, no lugar chamado Calundú.      De planta regular, de aproximadamente 370m, em alvenaria de pedra, apresenta um único acesso, a meio de sua fachada de maior dimensão, encimado por um óculo, que se repete as fachadas laterais. Internamente há indícios de que havia um segundo pavimento.     O velho Paiol participou da Guerra do Paraguai estando em vigília, ás margens do Rio Estrela desde o século passado guardando armamentos e munições para que nossos heróis defendessem nossa soberania. Nele lutaram Tamandaré e seus comandados, Marcílio Dias, que perdeu um braço e retornou a luta.     Hoje o velho Paiol guarda apenas recordações de um passado distante... Situação e Ambiência      A construção situa-se no alto de pequena e

GUIA DE PACOBAÍBA PRAIA DE MAUÁ RJ 5°DISTRITO (MAUÁ-MAGÉ RJ)

GUIA DE PACOBAÍBA A ocupação da orla da  Baía de Guanabara issoa  no município de Magé iniciou-se com as primeiras  sesmarias  que datam ainda no  século XVI . Já em meados do  século XVII  foram construídas as primeiras igrejas-matrizes das freguesias de Magé, Suruí e Guia de Pacobaíba [ carece de fontes ] . No  século XVIII  elas foram reconstruídas, assim como suas capelas filiais, em torno dos quais se agruparam arruamentos. As igrejas e capelas, construídas de uma forma equidistante, constituíam uma rede. Posteriormente, a abertura das primeiras  estradas de ferro  vieram conferir novamente animação urbana na orla da baía , preservando sua função de elo entre a  cidade do Rio de Janeiro  e a  região serrana .                                            E STAÇÃO DE GUIA DE PACOBAÍBA       fonte do vídeo (youtube)                                           | HISTORICO DA LINHA: Em 1854, Irineu Evangelista de Souza inaugurou a primeira ferrovia